Flavio Maluf Ajuda a Inspirar os Futuros Empreendedores do Brasil

0
42

O sucesso do Flávio Maluf no mundo do empreendedorismo chamou muita atenção e trouxe respeito entre seus colegas na comunidade dos negócios. Ele passa uma grande parte do seu tempo dando um bom uso aos seus negócios ao promover o crescimento e desenvolvimento econômico do Brasil. Maluf adotou o papel de mentor para futuros empreendedores que estão interessados em começar seus próprios negócios, oferecendo conselhos sobre como sobreviver no mercado brasileiro apesar de todos os desafios que um novo negócio pode encontrar no começo de sua operação.

Maluf afirma que os vários mitos associados a começar um novo negócio agem como obstáculos para o sucesso de novos empreendedores. Um mito que ele comumente aborda é a noção de que você precisa de dinheiro para começar um novo negócio. Maluf ensina às pessoas que, nos olhos de um verdadeiro empreendedor, o dinheiro sempre está disponível; você só precisa de um pouco de criatividade e inovação para começar e assegurar a sobrevivência do negócio. Outro mito popular que ele desmistifica é a ideia de que uma vez que você tem o seu negócio, você não precisa trabalhar tanto porque seus funcionários farão todo o trabalho para você. Não há um caminho fácil, Maluf lembra aos seus públicos, para encontrar sucesso no mundo dos negócios e não há nada que substitua o trabalho árduo e dedicação. A verdade é que para ter sucesso, você precisa trabalhar bastante para influenciar e inspirar seus funcionários a realmente investirem nos princípios e objetivos da empresa.

Contexto

Maluf deixou uma marca no mundo corporativo por meio das suas conquistas como o dono e CEO da empresa brasileira de materiais de construção, Eucatex, e como o presidente da empresa de ração para animais, Grupo GrandFood. Ao contrário de muitos outros empreendedores bem-sucedidos, ele nunca hesita ao compartilhar os segredos por trás do seu sucesso. Por anos, Maluf falou abertamente sobre os princípios de trabalho que o permitiram alcançar o nível de sucesso que ele tem atualmente.

Nascido em São Paulo no dia 2 de dezembro de 1961 em uma família bem-sucedida, Maluf foi praticamente destinado a buscar uma carreira nos negócios. Ao mesmo tempo, ele escolheu ser um engenheiro, estudando na Fundação Armando Álvares Penteado, onde ele obteve seu bacharelado em engenharia mecânica. Apesar de Maluf não ter investido no seu interesse em engenharia, o tempo que ele passou na Fundação Armando Álvares Penteado o ajudou a desenvolver as habilidades que ele precisava para ter sucesso na sua carreira de negócios. Maluf continuou sua educação na Universidade de Nova York, onde ele se formou com um diploma em administração de negócios. Antes de trabalhar no Grupo Eucatex, ele trabalhou em empresas como a Citicorp.

O Grupo Eucatex, a empresa de materiais de construção da família de Flávio Maluf, nasceu a partir da visão do seu tataravô, Salim. Em 1940, Salim criou e foi proprietário de uma das maiores serralherias da América Latina. Nos anos 60, seu tio e pai decidiram utilizar a serralheria para começar uma indústria de revestimento de forro de madeira. Fundado em 1951, este negócio de família se especializa na produção de isolantes, vários tipos de revestimentos vegetais, verniz de madeira, tinta, partições para casas e paredes para construção pré-fabricada, portas, pisos e painéis utilizados em construção. A empresa também é conhecida pelos seus lindos móveis e brinquedos.

O nome em si é derivado do casamento entre as palavras eucalipto e têxtil. Muitos dos seus produtos são criados com a árvore do eucalipto, e por isto o prefixo “Euca” no nome da empresa, enquanto o “tex” se refere à variedade de têxteis que a empresa produz. A Eucatex é uma das poucas empresas a utilizar fibras da árvore de eucalipto, que é uma espécie única da Austrália (a preferida dos coalas!) que cresce bem no Brasil. Pisos laminados feitos de eucalipto, por exemplo, estão disponíveis em uma variedade de estilos. Os materiais de construção fornecidos pelo Grupo Eucatex são utilizados tanto para fins comerciais quanto residenciais em todo o mundo, e no Brasil, eles são considerados um símbolo de status e luxo.

Mantendo a tradição familiar, o Sr. Maluf orgulhosamente assegura que o processo de produção de todos os produtos da empresa seja ecologicamente correto. Desde a sua criação, a prática da manufatura sustentável sempre foi a maior prioridade da Eucatex. Nos anos 50, esta era uma novidade, já que a proteção ao meio-ambiente ainda não fazia parte da consciência social e havia poucas regulações na indústria brasileira na época. O Grupo Eucatex continua a expandir suas práticas sustentáveis e agora é o primeiro negócio na América do Sul a incorporar uma usina de reciclagem dentro de sua fábrica, uma estratégia ousada que aproxima a empresa de um futuro sustentável ao utilizar sobras de lascas de madeira para criar energia para a fábrica.

Um dos melhores exemplos da engenhosidade de Flávio Maluf vem do seu envolvimento nas Olimpíadas do Rio de Janeiro. Ele posicionou a Eucatex brilhantemente para que ela esteja envolvida nos vários projetos de construção para os Jogos Olímpicos. A participação da Eucatex e a subsequente visibilidade pública trouxe reconhecimento à tinta da empresa. Após as Olimpíadas, a Eucatex viu uma explosão em notoriedade com a construção do novo estádio do Rio para a Copa do Mundo. Maluf assegurou que os materiais de construção do Grupo Eucatex fossem instrumentais ao construir a linda estrutura de primeiro mundo, que é admirada por suas cores vibrantes – o que foi possível, claro, devido à tinta da Eucatex.

Sob a gestão do Sr. Maluf, o Grupo Eucatex cresceu significantemente. Em 2017, a Eucatex ganhou uma forte renda líquida de R$318 milhões, com R$18.6 milhões em lucro líquido. Ela agora tem subsidiárias em vários outros países e exporta seus produtos para aproximadamente 40 países em todo o mundo. A Eucatex atualmente possui mais de 2.400 funcionários, sendo uma das maiores empregadoras do Brasil.

O Sucesso Precisa Ser Conquistado

Flávio Maluf atribui seu sucesso, em parte, às várias diferentes filosofias de negócio, que ele discute com transparência. Uma das lições mais importantes de Maluf, ele diz, foi aprender que se você quiser ser um empreendedor de sucesso, você precisa trabalhar para chegar no topo. Ele compartilha suas histórias sobre seu trabalho for a do negócio da família, que ele afirma que foi essencial para entender como é ter que cuidar de si mesmo no mundo laboral. Ele estudou e aprendeu como se tornar um melhor funcionário para que ele pudesse pegar estas lições e utilizá-las para o benefício dos seus empreendimentos. Ao fazer seu próprio destino, Maluf também ganhou o respeito que precisava para liderar com eficácia ao mostrar que ele não estava feliz em utilizar o nome da sua família ou se sentir importante. Mesmo trabalhando na Eucatex, nada lhe foi dado em uma bandeja de prata; ele teve que conquistar sua posição no topo. Maluf começou ao trabalhar nos departamentos de comércio e industrial da empresa. Então ele fez a transição para o lado administrativo do negócio, onde ele teve que ganhar suas promoções como qualquer um. Apenas depois de 10 anos trabalhando na Eucatex, Flávio foi promovido à posição de presidente da empresa.

Não Tenha Medo de Assumir Riscos

É comum para empresas e seus líderes enfrentarem decisões difíceis. O caminho para o sucesso nunca é claro, e às vezes os líderes devem escolher entre segurança ao continuar em um caminho confortável e familiar, ou assumir um risco calculado que pode levar a grandes benefícios no final. Maluf já enfrentou este desafio várias vezes. Seus maiores riscos foram sua decisão de comprometer a empresa às práticas sustentáveis. Embora centenas de empresas de todo o mundo incorporem práticas sustentáveis em suas operações, é difícil imaginar um tempo em que ser ecologicamente correto era uma novidade. No entanto, quando a Eucatex foi criada décadas atrás, a adoção de práticas sustentáveis foi uma das primeiras prioridades da família, que queria cuidar da sua terra e da comunidade ao redor da empresa. Quando Maluf tomou o controle da empresa, continuar com as práticas sustentáveis da família não foi uma escolha óbvia. Ele poderia ter facilmente esquecido da visão a longo prazo de sua família para beneficiar as medidas a curto prazo de cortes de custos. Em vez disso, ele decidiu arriscar e escolheu a opção mais difícil da sustentabilidade. Refletindo sobre os anos passados, o risco valeu a pena e agora a empresa desenvolveu sua reputação de ser uma aliada do meio ambiente. Como resultado, a Eucatex é uma das empresas mais bem-sucedidas do Brasil. Os consumidores são atraídos a ela devido à forma como eles lidam com seu negócio. Embora muitas empresas ainda estejam lutando para incorporar práticas de negócio sustentáveis, a Eucatex está à frente.

Maluf sabe que nem todos têm a mesma resistência ao risco que ele, mas é por isto que ele enfatiza a importância de desenvolver uma perspectiva diferente pela qual você deve tomar decisões mais educadas. Empreendedores raramente encontram sucesso ao “seguir o fluxo”. Examinar decisões e fatores de risco de vários pontos de vista pode revelar mercados não explorados e iluminar oportunidades. É importante que os empreendedores entendam que o fracasso é simplesmente um componente inevitável quando se assume um risco. Maluf também passou por fracassos na sua carreira. No entanto, ele aprendeu com seus erros e utilizou estas lições para se preparar melhor para oportunidades futuras. Por exemplo, a Eucatex provavelmente estaria bem se o Maluf não tivesse tomado riscos. No entanto, como ele queria mais para a sua empresa e decidiu arriscar, ela se tornou uma das marcas mais influentes do Brasil.

Expandir é Bom

Embora no seu coração a Eucatex ainda seja um negócio de família, a liderança do Flávio Maluf fez com que ela se tornasse um empreendimento global. Maluf está constantemente lembrando aos futuros empreendedores que expandir não é algo ruim. Por exemplo, a Eucatex atualmente possui subsidiárias em várias partes do mundo e exporta seus produtos para cerca de 40 países diferentes. A Eucatex também emprega mais de 2400 pessoas, tornando-a uma das maiores empregadoras da nação. Ainda assim, Maluf não descarta mais expansões. Em 2017, ele fez o que pode ter sido a sua jogada mais arriscada: sob suas ordens, a Eucatex adquiriu a Durex, uma empresa fabricante de painéis de construção. Geralmente, os consumidores se preocupam que a qualidade dos produtos e serviços piore após uma fusão e os funcionários ficam ansiosos, porque não sabem como esta mudança pode impactar seus papéis dentro da empresa expandida. Sob a liderança habilidosa de Maluf, a aquisição foi um grande sucesso para a Eucatex. A empresa cresceu bastante após a fusão e as operações do negócio também aumentaram dramaticamente. A mudança permitiu que a empresa aumentasse sua taxa de produção e sua capacidade de atender às altas demandas do público por tintas e produtos de papel.

Desafie a Si Mesmo

Como o líder da Eucatex, Maluf teve bastante sucesso. Muitos líderes de negócios estariam contentes em focar em uma operação e isto ainda seria considerado um sucesso. No entanto, a filosofia pessoal de Maluf sugere que lidar com um projeto de cada vez não é suficiente. Ele acredita que os empreendedores devem se desafiar a fazer mais. Para Maluf, isto significa assumir o papel de presidente no Grupo GrandFood, uma das empresas na qual ele trabalhou antes de se tornar o presidente da Eucatex.

A Eucatex e o Grupo GrandFood são empresas muito diferentes, o que significa que o Maluf teve que crescer com elas. Enquanto a Eucatex foca na produção e provisão de materiais de construção, a GrandFood trabalha com a indústria de animais de estimação. Há pouquíssimas coisas em comum entre o tipo de trabalho realizado pelas duas empresas, e ainda assim, Maluf pôde liderar ambas as empresas com sucesso ao mesmo tempo. No começo, ele percebeu uma crescente demanda por rações para animais de estimação de alta qualidade no Brasil e tomou a iniciativa de capitalizar nisto. Ao se desafiar e decidir expandir seus horizontes, Maluf realizou sua visão em uma indústria completamente nova. Empreendedores que querem seguir seus passos podem aprender sobre como ele lidou com as operações do Grupo GrandFood – ao focar em um mercado de nicho na indústria de rações para animais de estimação, Maluf criou uma conexão com os clientes e ganhou sua confiança.

De acordo com Maluf, sua habilidade de identificar tendências de negócio está entre as habilidades mais cruciais para um futuro empreendedor – uma que ele descobriu ser valiosa durante os anos. Por exemplo, a identificação de um movimento global em direção à sustentabilidade foi o que o levou a manter a sustentabilidade para a Eucatex. Novamente, o crescimento em rações premium para pets foi o que o permitiu perceber que havia um mercado esperando para ser explorado quando ele assumiu o controle do Grupo GrandFood. Maluf quer encorajar outros empreendedores a nunca limitar suas ambições. Mesmo se sua empresa for considerada uma líder na indústria, sempre há uma oportunidade de expandir e se tornar ainda mais bem-sucedido.

Retribuindo

Por mais importante que seja fazer um negócio crescer, Flávio Maluf não perdeu de vista o fato de que é essencial retribuir uma vez que você alcançou o sucesso. Ele está mais que disposto a compartilhar seu tempo com outros empreendedores que querem aprender com sua experiência. Maluf doa seu conhecimento e compartilha suas habilidades de negócio de graça com o mundo por meio dos seus blogs. Ao compartilhar seu conhecimento sobre negócios, ele ajuda empreendedores a entenderem melhor o mundo competitivo do comércio. Ele está constantemente compartilhando ideias e dando conselhos para futuros membros da comunidade corporativa. Ele presta consultoria a líderes de negócios de todo o Brasil, compartilhando suas experiências e dando orientações, proporcionando vantagens estratégicas. Sua humildade é uma parte importante da sua personalidade. Embora o Maluf tenha experimentado o sucesso, ele nunca esqueceu da sua própria jornada e consegue se relacionar com as dificuldades pelas quais outros passam ao tentar alcançar seus objetivos. Ele promove uma visão otimista que encoraja empreendedores a acreditarem na possibilidade de alcançarem seus objetivos por meio de modelos de negócio práticos e acessíveis.

Além de preparar a próxima geração de empreendedores, ele também tem um papel ativo na comunidade. Maluf é um campeão em igualdade social e dedica bastante tempo e energia a várias causas. Ele é mais que um empresário; ele é um filantropo que constantemente retribui às pessoas do Brasil, dedicando bastante do seu capital ao sucesso das pessoas nas comunidades de São Paulo e o Condado de Salto, onde sua empresa opera. Ao identificar serviços críticos que precisam de verba, Maluf doa itens que fazem uma grande diferença nas vidas das pessoas. Por último, Maluf é apaixonado pelo acesso da população a uma saúde de qualidade e doou itens como máquinas de raio-X aos hospitais locais. Ele forneceu acesso à saúde a vários brasileiros e apoia hospitais locais para que eles possam oferecer um cuidado de qualidade aos bairros que eles servem.

O sucesso do Sr. Maluf e sua experiência em um negócio familiar sustentável impulsionaram sua crença fundamental na necessidade de caridade. Ele é um defensor poderoso da sustentabilidade e preservação ambiental e utiliza seus cargos na Grand Food e na Eucatex para implementar estritos padrões ecológicos que estão alinhados com a tradição da sua família. Sua esperança é servir como exemplo, encorajando outros negócios a preservarem o meio ambiente para as futuras gerações.

Visite o site oficial de Flavio Maluf

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here